FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

Reunião da VP FIESC Regional Alto Vale do Itajaí (05/06) reuniu presidentes de sindicatos, conselheiros e diretores da FIESC para discutir ações em andamento em prol da Indústria regional.

Foram pautados temas como: eleições da FIESC, relatório de atividades Sesi e Senai, informes sobre o andamento da obra do novo Senai, a homenagem do Mérito Industrial e Sindical 2025 e o Mundo Senai.

O VP André Armin Odebrecht, fez explanação sobre os trabalhos do Avança SC Indústria, realizado no dia 03/06 no Alto Vale. Sobre o tarifaço fiscal e a excelente gestão do Presidente Mário Cezar de Aguiar. Salientou a importância dos presidentes e empresários participarem ativamente dos eventos da FIESC, pela importância e grandeza dos temas abordados.

Após os presentes participaram de um coquetel oferecido pelo VP André Armin Odebrecht, continuando as falas sobre temas importantes para a indústria regional.

Reunião da Câmara Técnica de Relações Trabalhistas aborda Riscos Psicossociais previstos na NR-01

No dia 08 de abril de 2025, foi realizada mais uma reunião da Câmara Técnica de Relações Trabalhistas, promovida pelo SIMMMERS, com a participação de gestores das indústrias associadas.

O tema central do encontro foi a Norma Regulamentadora nº 01 (NR-01), com ênfase especial na recente inclusão dos riscos psicossociais no escopo das obrigações trabalhistas e de segurança do trabalho. Essa atualização reforça a importância da identificação, avaliação e prevenção de fatores que possam afetar a saúde mental e emocional dos trabalhadores, como estresse ocupacional, assédio moral, pressão por metas excessivas, entre outros.

Contamos com a presença de convidadas especiais: Maria Antônia Amboni, Gerente Executiva de Relações do Trabalho da FIESC, Sybele da Cruz, especialista em Segurança do Trabalho no Sesi Saúde, e Amanda, também integrante da equipe SESI Saúde. As profissionais compartilharam dados, experiências práticas e orientações fundamentais para que os gestores estejam preparados para atender às novas exigências legais da NR-01.

A reunião foi extremamente produtiva, proporcionando um ambiente de aprendizado, troca de experiências e networking entre os participantes. O conteúdo apresentado contribuiu significativamente para ampliar o conhecimento sobre a importância da gestão de riscos psicossociais no ambiente de trabalho e o papel das empresas na promoção da saúde e bem-estar de seus colaboradores.

 

O Evento que conecta você a Indústria do futuro!

É com grande entusiasmo que anunciamos a data do primeiro RADAR de 2025, um evento que marca o início de mais um ano repleto de oportunidades,
conexões e insights valiosos para o mundo empresarial. 

Este é um momento único para reunir lideranças, compartilhar tendências e fortalecer nossa rede de negócios.

Contamos com a sua presença para juntos construirmos caminhos de inovação e sucesso. Anote na sua agenda e esteja conosco nesse dia tão especial. 

Cenários desafiadores são catalisadores de transformação e indústrias resilientes crescem ao ressignificar modelos, adaptando produtos, processos e estratégias às novas demandas.


 Acesse e confira a Convensão coletiva completa: https://simmmers.com.br/images/simmmers.com.br/CCTs/CCT_2025.pdf

A Equipe SIMMMERS retorna do recesso cheia de energia e motivação para fazer de 2025 um ano incrível!

Estamos prontos para seguir ao seu lado, fortalecendo nossa indústria e construindo juntos novos resultados!

Na noite de 9 de dezembro, o SIMMMERS promoveu o "Jantar de Confraternização & Encerramento 2024" no Jardim América Casa de Eventos, reunindo empresários associados e parceiros estratégicos, para um momento de celebração e reflexão sobre o futuro.

Sobre a situação da região, André destacou que o mercado local está em pleno emprego e apresenta boa resiliência. “A indústria representa 26% do PIB do Alto Vale, o que nos traz uma perspectiva positiva. Nossas empresas, em geral, alcançaram suas metas ao longo do ano. Agora, a maior preocupação é a falta de previsões claras para o futuro.”

O vice-presidente da Fiesc para o Alto Vale e presidente do Simmmers, André Armin Odebrecht, avaliou o cenário atual como delicado. “O que mais nos aflige é a incerteza econômica. Quando o câmbio, o dólar ou os juros variam muito, fica difícil tomar decisões. Por isso convidamos o Pablo, para termos mais informações técnicas. O momento econômico é desafiador e há muitas incertezas para 2025. Esperamos que, de alguma forma, as contas públicas sejam equilibradas, para termos uma economia mais estável.”

O SIMMMERS Informa:

Gestores e responsáveis pelos setores de Recursos Humanos de indústrias do Alto Vale participaram de uma reunião na quinta-feira, 10/10, na FIESC, em Rio do Sul. O encontro foi promovido pelo SIMMMERS e SINFIATEC e após a pauta dos sindicatos com as empresas associadas, o gerente executivo do SESI/SENAI/IEL Alto Vale, Fabiano Bachmann, apresentou a palestra “Pessoas em ação - vencendo o desafio da escassez de mão de obra”.
 
“A falta de trabalhadores pode causar o colapso no setor industrial. O tempo é agora para inovar e cuidar das pessoas. Nós queremos ajudar as indústrias a encontrarem caminhos para atrair e reter talentos, diminuindo o impacto do apagão de mão de obra”, explicou Fabiano.
O assunto, apesar de recorrente, agora tem um agravante. “Um tempo atrás a preocupação era encontrar profissionais qualificados, hoje não é mais esse o problema. Agora faltam pessoas, independente se estão qualificadas ou não”, acrescentou.
 
A realidade varia de região para região, em função da expansão de cada setor, mas na média, no estado todo há dificuldades para contratação. “Um dos motivos é o pleno emprego, com a taxa de desocupação abaixo de 3% em Santa Catarina. Outras causas são a rotatividade e a variação salarial”.

No Alto Vale, os setores em expansão e com dificuldade para encontrar mão de obra são: máquinas e equipamentos, indústria automotiva, alimentos e bebidas, têxtil/confecção e vestuário, metalmecânico e metalurgia, madeira e móveis, produtos químicos e plásticos.
 
Um terço das empresas na região são indústrias e elas empregam metade dos trabalhadores em idade ativa. O desafio agora é conquistar o interesse dos jovens. “As novas gerações têm outros valores. É preciso saber o que é importante para eles e oferecer o que necessitam para que escolham fazer carreira nas indústrias”, disse Fabiano.
 
Para concluir, ele apresentou exemplos de empresas que inovaram na captação e retenção de colaboradores, sugeriu estratégias para diminuir a rotatividade e citou as soluções da Fiesc para ajudar os setores de Recursos Humanos na busca por profissionais.
 

Contato

Powered by BreezingForms

Localização

 

Rua Pref. Wenceslau Borini, 2690, 89163-026 - Sala 01/A - Canta Galo, Rio do Sul - SC Fone: (47) 3521 - 3135 / (47) 99262-7416