FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

Na noite de 9 de dezembro, o SIMMMERS promoveu o "Jantar de Confraternização & Encerramento 2024" no Jardim América Casa de Eventos, reunindo empresários associados e parceiros estratégicos, para um momento de celebração e reflexão sobre o futuro.

Sobre a situação da região, André destacou que o mercado local está em pleno emprego e apresenta boa resiliência. “A indústria representa 26% do PIB do Alto Vale, o que nos traz uma perspectiva positiva. Nossas empresas, em geral, alcançaram suas metas ao longo do ano. Agora, a maior preocupação é a falta de previsões claras para o futuro.”

O vice-presidente da Fiesc para o Alto Vale e presidente do Simmmers, André Armin Odebrecht, avaliou o cenário atual como delicado. “O que mais nos aflige é a incerteza econômica. Quando o câmbio, o dólar ou os juros variam muito, fica difícil tomar decisões. Por isso convidamos o Pablo, para termos mais informações técnicas. O momento econômico é desafiador e há muitas incertezas para 2025. Esperamos que, de alguma forma, as contas públicas sejam equilibradas, para termos uma economia mais estável.”

O evento também contou com a palestra “Economia e os negócios para 2025 – expectativas e incertezas”, conduzida pelo renomado economista Pablo Felipe Bittencourt. Durante a apresentação, Pablo abordou os desafios e oportunidades que a economia reserva para o próximo ano, destacando tendências relevantes para o setor industrial e o mercado de negócios. Suas análises, embasadas por ampla experiência como Economista-Chefe da FIESC e professor da UFSC, trouxeram insights valiosos para os presentes.

“O Brasil cresceu muito em 2024. Foi um crescimento impulsionado por estímulos fiscais, algo como um anabolizante que deu força extra ao organismo econômico, mas que tem seu custo. Não é algo sustentável no longo prazo. Esse crescimento será menor no próximo ano, pois será limitado por uma taxa de juros mais alta”, explicou Pablo.

O economista também apontou novas oportunidades surgindo na economia global. “A entrada do governo Trump traz mudanças nas alíquotas de importação em todo o mundo. O Brasil já se beneficiou, em certa medida, na primeira rodada de aumentos tarifários e agora tem a chance de aproveitar novamente. Além disso, o acordo com a União Europeia é outro fator dessa dinâmica global que pode beneficiar as empresas brasileiras”, concluiu.

Além da palestra, o encontro proporcionou um ambiente descontraído para fortalecer conexões e celebrar as conquistas de 2024. Encerrando o ano com chave de ouro, a ASPI reafirma o seu compromisso em apoiar o crescimento indústrial e fomentar o diálogo sobre temas estratégicos para a indústria.

Agradecemos a todos que participaram e tornaram este evento especial. Que 2025 seja repleto de realizações e sucesso para todos!


  

Contato

Powered by BreezingForms

Localização

 

Rua Pref. Wenceslau Borini, 2690, 89163-026 - Sala 01/A - Canta Galo, Rio do Sul - SC Fone: (47) 3521 - 3135 / (47) 99262-7416