𝐒𝐈𝐌𝐌𝐌𝐄𝐑𝐒, 𝐒𝐈𝐍𝐅𝐈𝐀𝐓𝐄𝐂 𝐞 𝐅𝐈𝐄𝐒𝐂, com apoio dos Sindicatos Patronais das Indústrias, 𝐞 𝐒𝐄𝐒𝐈 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞, promoveram o seminário “NR 1 - Riscos Psicossociais: o que as empresas precisam saber”.
O evento aconteceu nesta terça-feira (13), no auditório do SESI, reunindo gestores de RH, profissionais de SST, líderes de produção e empresários.
Especialistas das áreas de segurança, saúde e direito esclareceram as principais mudanças da Norma Regulamentadora nº 1 (NR 1) e os impactos para as empresas.
O objetivo do seminário foi esclarecer as recentes modificações na Norma Regulamentadora nº 1 (NR 1) para gestores de Recursos Humanos, profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), líderes de produção e empresários. Para isso, foram convidados especialistas que atuam nas áreas de segurança, saúde e direito.
A primeira palestra foi ministrada por Josué Skowronski, especialista em Segurança do Trabalho do Sesi, que abordou os fatores de risco psicossociais e explicou como identificá-los e integrá-los ao Programa de Gerenciamento de Riscos das indústrias (PGR).
Na sequência, Maria Antônia Amboni, gerente executiva de Relações do Trabalho da Fiesc, fez uma análise sobre as exigências específicas da NR 1 relativas aos riscos psicossociais, destacando as obrigações que passam a ser exigidas das empresas.
Dando continuidade ao tema, a psicóloga e consultora em Saúde Mental, Rúbia Fernanda Cândido Pein, apresentou a relação entre os riscos psicossociais e a saúde mental dos trabalhadores. Ela também abordou os impactos na produtividade e estratégias para a promoção da saúde no ambiente corporativo.
As implicações legais foram tema da última palestra. O advogado Márnio Rodrigo Rubick detalhou as consequências jurídicas, sanções e impactos negativos para as empresas que não cumprirem as novas exigências da NR 1.
“Promovemos este evento para entender as mudanças e conhecer as assessorias do Sesi que podem nos auxiliar nesse processo, que é bem disruptivo. As dúvidas são questões de interpretação. Existem normas que ainda nem estão em comum acordo entre trabalhadores e empregadores. Isso vai ser uma grande discussão daqui para frente”, afirmou o presidente do Sinfiatec, Hemerson May.
Complementando a fala, o vice-presidente do Simmmers, Luis Antônio Stramosk, destacou a importância do tema: “Hoje, um dos principais problemas da humanidade são os transtornos psicossociais. Infelizmente, a indústria está inserida nesse contexto e, por isso, precisamos esclarecer e prevenir da melhor forma possível. Esta é a preocupação da Fiesc Alto Vale e dos sindicatos patronais.”
Ao final do evento, os participantes puderam fazer questionamentos e esclarecer outras dúvidas. Embora as alterações da NR 1 entrem em vigor ainda neste mês, a fiscalização será apenas orientativa durante o período de um ano.
Segue no drive: fotos, vídeos e Áudio
https://drive.google.com/